segunda-feira, 13 de junho de 2016

Filosofia da Ciência

O que é CIÊNCIA do método às leis científicas.


Comecemos nossa investigação sobre a ciência buscando o significado básico dessa palavra. O termo ciência vem do latim scientia, que significa “conhecimento”. Assim,como ponto de partida, podemos definir a ciência como o campo da atividade humana que se dedica a construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo.
Por que dissemos “sistemático e seguro”?
Porque, como vimos antes (no capítulo 4) a palavra conhecimento pode ser usada em um sentido geral ( lato sensu) e em um sentido estrito (stricto sensu), que é o conhecimento sólido e bem fundamentado. trata-se do que os gregos chamavam de episteme, o tipo de conhecimento que interessa à ciência. Por isso, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.

OBJETIVOS DA CIÊNCIA   

Nossa segunda questão pode ser: “conhecer para que?
Um terremoto pode ser previsto através de estudos geológicos. Relações com Tsunamis podem salvar a vida de milhares de pessoas
Costuma-se dizer que é para tornar o mundo compreensível, proporcionando ao ser humano meios para prever situações e exercer controle sobre a natureza. Essa visão surgiu com a ciência moderna (conforme estudamos no capítulo 13 e veremos adiante mais detalhadamente). SJacob Bronowski (1908-1974), matemático britânico de origem polonesa, pelo conhecimento científico, o “Homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão” (Ciências e valores humanos, P.16).
    Será isso possível? Será que a ciência alcança a compreensão que pretende, e o faz sem o uso da força? Essas questões serão analisadas ao longe deste capítulo.



Método científico

    Vejamos agora ao meio utilizado pela ciência, desde o início da idade moderna, para alcançar seus objetivo: o método científico.
O que é método científico? O termo método vem do grego meta, “através”, e hodos, “caminho”, significando “através de um caminho”, ou de um procedimento. Assim, método científico é o núcleo de procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação científica. Há diversos conjuntos de procedimentos que caracterizam diferentes metodologia.
    Embora variado, o método científico tem por base de modo geral, uma estrutura lógica que engloba diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca de solução para o problema proposto.
Vejamos um esquema das etapas do método cientifico experimental:
° Enunciado de um problema- observando fatos, o cientista enuncia um problema que o intriga e que ainda não foi explicado pelo conhecimento disponível. Nessa etapa, ele deve expor seu problema com clareza e precisão e procurar os instrumentos possíveis para tentar resolvê-lo;
° Formulação de uma hipótese- Tentando solucionar o problema, o cientista propões uma resposta possível, que constitui uma hipótese a ser avaliada em sua investigação. Isso significa que a hipótese é uma proposta não comprovada, que deve ser testada cientificamente;
° Testes experimentais da hipótese- O cientista testa a validade de sua hipótese, investigando as consequências da solução proposta. Essa investigação deve ser controlada por ele, para que o fator relevante previsto na hipótese seja suficientemente destacado na ocorrência do fato-problema;
° Conclusão- O cientista conclui a pesquisa científica, confirmando ou corrigindo a hipótese formulada e testada.

Outros Ingredientes

Observe, porém que, conforme assinalam alguns estudiosos, os métodos científicos não constituem sempre conjuntos fixos e estereotipados de atos a serem adotados em todos os tipos de pesquisa científica. Eles nascem da percepção de certos procedimentos recorrentes, mas que, por si só, não são suficientes para garantir o êxito de qualquer emprendimento.
Os resultados satisfatórios de uma pesquisa estão sujeitos a  um amplo conjunto de fatores, desde a natureza do problema pesquisado até os recursos materiais aplicados na pesquisa. Dependem, ainda, de elementos como o acaso e , sobretudo, na criatividade, imaginação e sagacidade do pesquisador.

Leis e teorias científicas

Além de utilizar um método, os cientistas, depois de suas investigações, também formulam leis e teorias, principalmente dentro das ciências naturais, como destaque para a Física. Na ciências sociais esse modelo de investigação não é tão presente.
Mas o que são exatamente as Leis e teorias científicas?
Analisando inúmeros  fatos do mundo, percebemos a ocorrência de fenômenos regulares, como a sucessão do dia e da noite, das estações do ano, o nascimentos do seres vivos, a atração dos corpos em direção ao centro da terra e outros.
    Para reconhecermos a ocorrência de regularidades, devemos observar os fenômenos semelhantes e classificá-los segundo suas características comuns.
    Ao examinar as regularidades, a ciência procura chegar a uma conclusão geral que possa ser aplicada a todos os fenômenos semelhantes.
    Por meio desse processo, formulam-se as leis científicas. Nesse sentido, leis são enunciados generalizadores que procuram apresentar relações constantes e necessárias entre fenômenos regulares.
    As leis científicas desempenham duas funções básicas:

° resumem uma grande quantidade de fenômenos regulares, favorecendo uma visão global do seu conjunto;
° possibilitam a previsão de novos fenômenos que se enquadrem na regularidade descrita.
    As leis costumam fazer parte de uma teoria científica, que  “especifica a causa ou mecanismo subjacente tido como responsável pela regularidade descrita na lei ( Kneller, A ciência como atividade humana, P. 150).
    Portanto, a teoria tem como objetivo explicar as regularidades entre os fenômenos e deles fornecer uma compreensão ampla. Costuma-se dizer que explicar e prever constituem a função fundamental das leis e teorias científicas.

Transitoriedade  das teorias científicas

    A ciência propõe-se atingir reconhecimento precisos, coerentes e abrangentes. Caracteriza-se por tentar, deliberadamente, alcançar resultados que o senso comum, por suas condições, não pode normalmente alcançar.
    O estudo da história das ciências revela, no entanto, que inúmeras teorias científicas que, por algum tempo, reinaram como absolutamente sólidas e corretas mais tarde foram refutadas, sendo modificadas ou substituídas por outras.
    Por exemplo, durante séculos e séculos, o mundo ocidental acreditou, de forma inabalável, que a terra fosse o centro do universo. Entretanto, Nicolau copérnico, com a obra da revolução das esferas celestes, publicada no ano de sua morte, 1543, demonstrou que a terra se movia em torno do seu próprio eixo e ao redor do Sol. Era a teoria heliocêntrica, que refutava o geocentrismo de Ptolomeu.
    Isso significa que os conhecimentos científicos não são inquestionavelmente certo, coerentes e infalíveis para todo o sempre. É como se tivessem certas “condições de validade”.
Essa permanente possibilidade de que uma teoria científica seja revista ou corrigida por outra pode conduzir à noção pessimista de que a ciência fracassou no seu propósito ou perdeu sua razão de ser. Ou, ainda, à posição cética de que todos os reconhecimento científico são crenças passageiras que serão condenadas no futuro.
    No entanto, existe certo consenso entre os defensores da ciência a respeito de que, embora as teorias científicas possam ser refutadas, reformuladas ou corrigidas, a ciência cumpre sua função enquanto tem “Êxito no seu propósito de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundadas e sistemáticas para numerosos fenômenos” (Nagel, ciência: natureza e objetivo, em Morgem Besser, Filosofia da ciência, P. 18).
    Para alguns, seu papel seria justamente o de construir um conhecimento continuamente progressivo.

Filosofia da Ciência 

    Essas e outras discussões levaram ao surgimento de um campo de reflexão sobre a ciência e seus métodos a epistemologia ou filosofia da Ciência ( aqui usamos as duas expressões como sinônimas, embora seja possivel fazer uma distinção entre elas, como observamos no quadro sinico II, no final da unidade I).
    O tema geral da filosofia da ciência é o desenvolvimento da reflexão critica sobre os fundamentos do saber cientifico. Esse tema geral desdobra-se em uma série de questões, tais como:

° Estudo do método de investigação científica;
° Classificação da ciência;
° Natureza das teorias científicas e suas capacidades de explicar a realidade;
° Papel da ciência e sua utilização na sociedade.

    A epistemologia destacou-se como ramo da filosofia no final do século XIX, a partir de uma polêmica entre os pensadores ingleses William whewell (1794-1866) e John stuart Mill (1806- 1873) sobre o papel do método indutivo na ciência. ( Voltaremos às reflexões da filosofia da ciência mais adiante neste capitulo.)


Responda:

1- Diferencie a ciência do Senso Comum
2- Explique quais são os objetivos da Ciência a partir da Dengue.
3- Quais são as quatro etapas do método científico?
4- O que são leis e teorias científicas?

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